a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
hemodinamica
3.Fevereiro.2018

HRCC passa a contar com hemodinâmica

a partir deste mês, quando os usuários da rede pública de saúde do Sul da Bahia vão dispor de um dos mais eficientes exames de prevenção de doenças cardíacas no Hospital Regional Costa do Cacau, no Banco da Vitória, em Ilhéus.

Começa a funcionar na unidade o serviço de hemodinâmica. O diretor-geral do HRCC, Hernani Vaz Krüger, disse que este exame identifica detalhadamente as condições funcionais e anatômicas do coração, permitindo um diagnóstico rápido e preciso.

Inaugurado há pouco mais de 40 dias, o HRCC é a única unidade da rede pública na região com equipamento e profissionais habilitados para este exame, que dá maior rapidez no diagnóstico, “que muitas vezes é decisiva para a sobrevivência”, diz o diretor.

O hospital é exclusivo para urgência, emergência, casos de média e alta complexidade. À exceção dos casos de urgência e emergência, para ser atendido o usuário precisa ser encaminhado pelos postos e unidades de pronto atendimento, as UPAs.

Regulação

Ele segue um modelo universal de saúde pública, adotado no Brasil pelo SUS. Segundo o diretor, nesse modelo, a prioridade é para os usuários que chegam através do Samu-192. “A regulação da rede de urgência é feita pela Central de Regulação, à qual o SAMU-192 é vinculado”.

“O médico regulador é quem faz a triagem inicial para que o paciente seja encaminhado, tão logo chegue à unidade de saúde. Nos casos de ocorrências mais graves, o paciente é levado para o hospital de urgências”, explica Hernani.

A Cardiologia Intervencionista é uma sub-especialidade da cardiologia que abrange um conjunto de procedimentos cirúrgicos para estudar a hemodinâmica cardíaca e arterial. Ela utiliza o cateterismo, prática que introduz finos cateteres nas artérias.