a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
salmao amendoas
24.Fevereiro.2018

Dieta com gorduras certas faz vida saudável

para você, por causa dos processos desencadeados por elas. As gorduras são ácidos graxos que podem ser grandes aliados da saúde, mas é preciso balancear o cardápio. A nutricionista Juliana Tomandl afirma que as melhores escolhas são as gorduras insaturadas.

“Elas são fontes de nutrientes importantes, como as vitaminas A, K e D e ainda são facilmente encontradas nos vegetais, sementes, frutos do mar, oleaginosas, azeite de oliva extra virgem, abacate e manteigas puras de alta qualidade”.

De acordo com a profissional, elas atuam diretamente em processos fisiológicos e são responsáveis, entre outras coisas, pela secreção de hormônios, inclusive aqueles que participam da quebra das gorduras acumuladas em excesso. Ou seja, ajudam a emagrecer.

Elas ainda transportam vitaminas que se dissolvem na gordura para que o corpo absorva seus benefícios. “As gorduras retardam o esvaziamento gástrico e exigem um esforço maior do organismo na hora da digestão, por isso a sensação de saciedade é prolongada”.

Vantagem do peixe

O ômega 9, encontrado em peixes como salmão e nas oleaginosas, ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do stress. Já a vitamina E tem ação antioxidante e combate processos inflamatórios causados pelos radicais livres, ajudando a manter a elasticidade da pele, tecidos e órgãos.

Alguns nutrientes, especialmente as vitaminas A, D E, e K, dependem diretamente das gorduras, pois o organismo precisa de lipídeos, através da alimentação, para conseguir absorvê-las. Além disso, existem os ácidos graxos essenciais, como os ômegas.

Eles não são sintetizados naturalmente pelo organismo e também precisam ser obtidos através da alimentação. Eles atuam em funções importantes no organismo, na promoção da saúde cerebral e cardíaca, na produção de hormônios e na ação anti-inflamatória.