a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
cirurgias
17.Fevereiro.2018

HRCC quer duplicar cirurgias cardíacas na região

da Bahia a partir de março, quando o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, implantará o serviço, com capacidade para mais de 20 procedimentos por mês, um incremento de quase 100% em relação ao atual do SUS na região.

O coordenador do serviço de cirurgia cardíaca, Décio Cardoso, destaca que o HRCC, que é usado por 1,6 milhão de habitantes residentes em mais de 60 municípios, é o maior hospital do interior da Bahia, tanto em termos de equipamentos quanto estrutura física.

“A máquina de hemodinâmica e o centro cirúrgico são os mais modernos. E a cirurgia cardíaca que hoje é feita em hospitais contratados será redirecionada para o HRCC, com grande melhoria para a população, pois aqui temos 30 leitos de UTI e mais de 20 de UTI na ampliação”.

“A gente vai conseguir ainda fazer exames de média complexidade que tínhamos dificuldade para realizar até na rede privada”, ressalta o médico. “Os hospitais privados e filantrópicos conveniados ao SUS estão com baixa capacidade de investimento e baixa capacidade de resolver”.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, complementa que o Hospital Calixto Midlej Filho, que é administrado pela Santa Casa de Itabuna, continuará habilitado a realizar cateterismos cardíacos e angioplastias em situações de urgência cardiológica.

No carnaval

O Hospital Regional Costa do Cacau registrou 585 atendimentos durante os dias de Carnaval, entre a quinta-feira (8) e a quarta-feira de Cinzas (14). Nesse período foram realizadas 47 cirurgias, incluindo eletivas e de urgência/emergência.

O destaque foi para as cirurgias ortopédicas, com 28 procedimentos. Além disso, foram feitas 107 internações, com 43 altas hospitalares. O diretor técnico Cláudio Moura Costa diz que o hospital encerrou o carnaval com resultados positivos no atendimento.

“Finalizamos o feriado atendendo com empenho e prontidão, prestando assistência necessária à população de Ilhéus e dos municípios que fazem parte da área de abrangência do hospital”. O HRCC atende casos de urgência e emergência, voltados para média e alta complexidade.