a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
bola da copa
10.Fevereiro.2018

Bola da Copa do Mundo homenageia a de 70

que também foi fabricada pela empresa de material esportivo Adidas, responsável pelo equipamento usado na Copa deste ano na Russia. A grande inovação que a Telstar 18 traz para o futebol é um chip que permite ao consumidor interagir com a bola através do smartphone.

Para o jogo, a bola trará uma variedade de dados, como velocidade e deslocamento. “Os atletas estão evoluindo fisicamente e fisiologicamente. É a primeira vez que uma bola oferecerá tecnologia não somente para os jogos oficiais, mas para os torcedores que a comprarem.

O chip, no entanto, será passivo, para que a bola não seja hackeada. Com um smartphone conectado, será possível interagir, saber onde ela está e até participar de desafios de habilidade. A bola também traz uma nova tecnologia de impermeabilidade.

Antigamente, as bolas chegavam a pesar o dobro ao absorver água num jogo com chuva, como a de 1970. A Telstar 18 é uma repaginação dela, em homenagem à Copa que teve craques como Pelé, Gerd Muller e Puskas e na qual a Adidas produziu sua primeira bola para a disputa.

Inovações

As bolas da Copa do Mundo passam por transformações a cada edição e acompanham a evolução do futebol. Para o mundial de 2006, na Alemanha, por exemplo, foi idealizada a primeira bola sem costura, o que representou a última grande inovação quando o assunto é a redonda.

Neste ano, o mundial pode consolidar a utilização do VAR (árbitro assistente de vídeo). A tecnologia já vem sendo usada em algumas ligas espalhadas pelo mundo e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, já sinalizou a importância de inserir o artifício.

A FIFA já confirmou que todas as 64 partidas serão gravadas em qualidade 4K com tecnologia HDR (High Dynamic Range). A grande novidade ficará por conta da gravação de alguns jogos com câmeras 360º para experiências em Realidade Virtual, voltadas a serviços on demand.