a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
cadastro biometrico
3.Fevereiro.2018

Prazo da biometria fracassa e o TRE prorroga

o cadastro biométrico dos eleitores de 51 municípios baianos que não apareceram. Ele serão convocados de novo a partir de março. Só em Ilhéus, pelo menos 39 mil pessoas das 139 mil cadastradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não compareceram dentro do prazo.

Em parte a culpa foi do próprio TRE que, ainda no prazo definido, já anunciava que quem não fizesse o cadastro teria outra chance mais tarde. Os dados oficiais indicam que somente 99.977 eleitores atenderam à convocação no município.

Em Eunápolis, mais de 13.600 eleitores ficaram sem fazer o cadastramento. O município do extremo-sul do estado tem 84.872 eleitores, sendo que 71.255 estão com a situação regularizada. Em Salvador, 1.539.814 fizeram o procedimento, mas a capital conta com 2.034.329 eleitores.

Títulos cancelados

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), as pessoas que deixaram para fazer o cadastramento na última hora e não conseguiram, terão os títulos cancelados. Esses eleitores podem regularizar a situação durante o próximo mês.

O prazo para os moradores de 51 municípios baianos fazerem o procedimento biométrico se encerrou na quarta-feira (31). O eleitor que regularizar a situação no próximo mês ficará livre da cobrança de multa e poderá votar normalmente no pleito deste ano.

O TRE-BA ainda informará o período exato para o recadastramento biométrico, horário de funcionamento dos cartórios e se haverá atendimento pela internet. Do dia 5 até o 28 os cartórios eleitorais dos municípios que encerraram a biometria terão funcionamento parcial.

Itabuna é exemplo

Em Itabuna, o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório, mas o eleitor parece mais disposto a fazer a mudança que o dos outros municípios, onde o recadastro foi obrigatório. Segundo o TSE, 41.532 eleitores de Itabuna já se recadastraram, 27% dos 151.547 aptos a votar.

Os eleitores de um município vizinho que também pertence às zonas eleitorais de Itabuna adiantaram o serviço. Mais da metade dos 9.485 eleitores de Itapé já cadastraram sua biometria, ou 4.854, mesmo não sendo obrigatório.

A mesma vontade não existe em Jussari, também da área de Itabuna, onde apenas 693 dos 4.895 eleitores se recadastraram. O cadastramento biométrico em Itabuna, Itapé e Jussari está previsto para ser feito até 2020, mas pelo jeito terá terminado bem antes.