a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
aplicativo de alunas
3.Fevereiro.2018

Alunas de Itabuna criam app e podem ir aos EUA

se forem finalistas do programa Technovation. Em uma parceria entre a organização americana Technovation Iridescent e o Instituto Paramitas (Plataforma Google), 50 jovens estudantes do Colégio Estadual Félix Mendonça participaram do programa.

A iniciativa é uma competição de tecnologia e empreendedorismo na qual times formados por cinco garotas de 10 a 18 anos desenvolvem aplicativos que solucionam problemas sociais. Os grupos estão cadastrados para a seleção nacional e as finalistas vão ao Vale do Silício, na Califórnia.

As estudantes, além de programar aplicativos para celular, desenvolvem um plano de negócios para lançá-los no mercado. Os times são orientados por facilitadores e mentores da área tecnológica. As finalistas viajarão para a final mundial e concorrer a um prêmio de 10 a 15 mil dólares.

Bom estímulo

Para a diretora Rosimeire Guerra, o projeto é muito importante porque estimula nas mulheres o interesse pela tecnologia e empreendedorismo. “A atividade, promovida por cinco dias, apresentou todas as possibilidades para o desenvolvimento de um aplicativo que tem uma relevância social”.

“Então tivemos muitos projetos relacionados à saúde, direito das mulheres, segurança, entre outros. Ficamos muito felizes com a proposta e conseguimos mobilizar uma atividade durante as férias das estudantes”, afirma. A estudante Anna Karoline Alcântara também está empolgada.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio, 14 anos, ela diz que o interesse no programa Technovation surgiu a partir da curiosidade em conhecer o funcionamento de um aplicativo. “E o programa foi bastante explicativo sobre como podíamos desenvolver os aplicativos”.

Anna criou com seu grupo um aplicativo para os pais acompanharem os filhos na escola. “Os pais podem ver notas e faltas, ou até mesmo se o estudante foi para a escola. Também podem conferir as datas das reuniões e observações dos professores para a melhoria do desenvolvimento do filho”.