a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
fotoceratite
21.Janeiro.2017

Fotoceratite é ameaça aos olhos no verão

quando os raios ultravioletas são mais fortes. A exposição excessiva e sem proteção a esses raios podem ocasionar a fotoceratite, uma espécie de queimadura ocular causada pela exposição excessiva a raios UVA e UVB, causando danos severos aos olhos.

Segundo o oftalmologista do DayHORC José Fabiano Menezes, a fotoceratite é uma inflamação da córnea causada por uma queimadura de 1° grau e é bastante comum em quem está de férias na praia, surfistas e pessoas que trabalham ao ar livre. Mas, de forma geral, todo mundo deve ficar atento.

“Algumas horas em contato com o sol já são suficientes, por isso a prevenção é fundamental”. Ele explica que os sintomas são dor ocular entre 12 e 24 horas depois da exposição à radiação, irritação, fotofobia intensa, alteração visual e lacrimejamento.

“O paciente não consegue abrir os olhos devido ao incômodo provocado pela luz (fotofobia). Estas lesões são reversíveis e não resultam em lesões a longo prazo”. Além da fotoceratite a exposição a longo prazo à radiação UV pode afetar diversas partes do olho.

Cada área afetada tem uma doença correspondente. A conjuntiva é afetada por conjuntivite crônica, pinguécula e tumores; a córnea por ceratite e pterígio, o cristalino por presbiopia precoce e catarata, a retina pela degeneração macular.

Tratamento

O tratamento para fotoceratite envolve o uso de compressas úmidas e lágrimas artificiais para dor local. “Além disso, em alguns casos se faz necessário o uso de colírios anti-inflamatórios não esteroides para reduzir a inflamação e a dor nos olhos”.

Os pacientes devem também buscar isolamento em um quarto escuro, interromper o uso de lentes de contato, evitar esfregar os olhos e usar óculos de sol até que os sintomas melhorem. “A recuperação geralmente leva de um a três dias”, explica o oftalmologista.

Para evitar, use chapéus e óculos com proteção UVA e UVB, mas não os de camelô, que em geral são falsificados e não oferecem proteção. Prefira os modelos grandes. Os óculos de sol devem envolver todo o rosto e suas têmporas, para que os raios de sol não possam entrar pelos lados.