a regiao
booked.net
malha fina

23.Março.2024

Cheirinho de vingança

A duplicação da BA-001 no sul de Ilhéus parou de novo porque o Governo do Estado está dando calote há três meses na empresa Ideal. Novamente, parece vingança de Jerônimo por causa da surra que levou de ACM Neto na cidade nas eleições de 2022. As outras obras do estado também estão paradas em Ilhéus.

Isso aqui também é

O Estado divulgou que fez uma promoção da Bahia junto a 150 agentes de viagem chilenos. A Setur diz que ele conheceram tudo sobre "a Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros e Costa do Dendê". Pelo jeito a Costa do Cacau vai continuar recebendo a vingança de Jera pela surra que tomou nas urnas.

Escravo com pose de alforriado

O presidente da Alba, Adolf Menudo, é humorista nato. Ele "rechaçou veementemente" a declaração do prefeito de Brumado que apenas falou a verdade: deputados são "comprados pelo governador”. Será que Adolf consegue apontar um único projeto do estado que tenha sido rejeitado nos últimos anos? Basta um.

Santos de pau oco

gelado isaac São José, padroeiro de Itabuna, faz milagres. Políticos que nunca pisam na igreja durante o ano aparecem compenetrados na procissão do santo, principalmente se o milagre acontece num ano eleitoral. Até os comunistas, ateus, brigam para carregar o andor ou desfilar na linha de frente. Deus tá vendo. O diabo também.

Óleo de peroba pra todos

Um evangélico que nunca entrou numa igreja católica é Isaac Neris de Pitibiriba. Graças ao milagre do santo, estava lá na procissão, fingindo cantar com os fiés. Do lado dele, o finado Gelado Limões, do partido que apoia degola de bebês e é contra igreja. Já teve até o comunista Davidson 'rezando' ao lado do Bispo.

Porrada no alvo errado

Dizem que teve até porrada entre petistas e um radialista que grudou em Gelado o apelido "cabeça de pitú". Mas as carpideiras do finado Gelado Limões deviam descontar sua raiva nos colegas de partido. Afinal, na plenária que decidiu pelo apoio do PT a Augusto, o pessoal fez coro gritando "cabeça de pitu" pra ele. Memorável...

Ficc esperando sentado

O dinheiro está na conta da Ficc já faz tempo, mas até agora ela não divulgou os projetos que foram aprovados na Lei Paulo Gustavo. O pessoal que deu entrada quer pelo menos a definição de uma data. "A gente merece o mínimo de respeito, até porque o dinheiro é público," diz um artista 'retado' com a Ficc.

Comendo o pirão pela borda

Como até o flanelinha sabia, Mangustão deixou o Partido Terrorista para entrar no PDT de Félix Jr, que nunca sabe se é mais esquerda ou direita. Isso garante a candidatura do vereador em Ilhéus, onde vai bater de frente com a candidata ungida pela cúpula do PT, Ai Dela Pinheiro. Também tira votos de Bebeto Vambora, do PSB.

Metendo o pé na lama

Ninguém pode negar que ela está tentando. Ai Dela Pinheiro saiu do ar condicionado, trocou o salto alto por uma rasteirinha e foi andar, pela primeira vez na vida, nos distritos de Ilhéus. Nas conversas, promessa de “propor mudança de forma coletiva". Taí uma promessa antiga que o PT sempre faz e nunca cumpre.

Lama no sapato social

Quem também vai ter que meter o pé em lugares onde nunca passou, trocar o paletó por camiseta e aguentar o calor, é o candidato de Marão, Bento 69. Já outros estão acostumados a bater perna em distritos e bairros há muito tempo, como Bebeto Vambora. Não que faça nada por esses lugares depois...

Terremoto nos estádios

O namoro do Itabuna com o grupo Amoedo azedou mas, enquanto o primeiro ainda lamenta o divórcio, o outro já passeia de braços dados com um novo amor, o Barcelona de Ilhéus. O CEO Weliton foi recebido com pompa e rapapés para assistir o Ba-Vi no camarote vip do grupo. A parceria vai abalar o futebol baiano.

Vendendo o que nunca teve

É de dar risada ver gente discutindo quem 'herda' os votos de Cuma. Ele nunca transferiu votos para quem apoiou em vida, desde deputados até os filhos, quanto mais morto. O que existe é um bando, que só tinha dinheiro quando pongava nele, tentando vender votos que não tem para ser sustentado por algum otário.

Briga de galos no PSD

Vem confusão pela frente em Ilhéus. O PSD não tem candidato oficial, mas o deputado Paulo Magalhães quer enfiar Jeba Mole na chapa de qualquer jeito. Resta saber se Otto "fake ortopedista" Alencar tem outros planos. Com Marão não vai ter briga, porque ele simplesmente vai mudar para o Avante e levar toda a sua galera.

Os bons tempos de volta

Teve gente roendo as unhas. Teve gente irritada. Teve quem deu risada. Tudo por causa da entrevista de Almir Melo no programa Mesa Pra 2, da Morena FM. Não sabemos se foi pelos recados, por revelar a decadência de Canavieiras ou por Almir mostrar que a cidade tem conserto, bastando amor por ela, coisa de família.

O "truque" de Erasmo

camara Quem passou os últimos meses espalhando que a reforma da Câmara era só uma maquiagem na fachada ficou deprimido. A Câmara ganhou um amplo jardim, com fonte, nova rampa para cadeirante e um visual moderno. Quanto à demora, tem que lembrar que obra só se inaugura em ano eleitoral... Obra é voto.

Por falar em obra lerda...

O governo do estado finalmente terminou a licitação para contruir as pontes entre a estrada calça-curta que ligará Itabuna a Banco da Vitória e a BR-415. São três lotes e o mais demorado vai levar 8 meses. A boa notícia é que vai sair. A ruim é que em 2025 não tem eleição. Então vão enrolar para inaugurar em 2026.

Ferrovia para lugar algum

Outra obra que está enrascada é a do Porto Sul. A parte na terra até avançou alguma coisa, mas a Bamin até hoje não começou a parte no mar. Nem empreiteira contratou ainda. Periga a ferrovia de Caitité a Ilhéus ficar pronta e não ter onde descarregar o minério por falta do Porto Sul. Já tem gente especulando se o dinheiro acabou.

Dois pés para um sapato

A entrada de Isaac Neris de Pitibiriba no PDT bagunçou a vida de Capetão Azêdo, que estava sozinho como opção de candidato a prefeito de Itabuna. Azêdo é visto como passado e Isaac bateu Gelado Limões em 2020, mas parece ter chegado a seu teto de votos. Um dos dois vai dançar. Ou Azêdo sairá do partido.

Nuvens negras para Guincho

Se Capetão Azêdo resolver mudar, deve ir para o União Brasil. Aí quem vai se complicar é Nhênnhenson Guincho que, depois de romper com Augusto, despencou nas pesquisas. O partido não vai pensar duas vezes para escolher Azêdo. Por sinal, ACM Neto até mandou "recado" quando faltou ao lançamento de Fabrício.

A pancada foi em Fabrício

Durante toda a semana, a galera de Fabrício Pancadaria divulgou a presença de ACM Neto no evento de lançamento, que teve umas 1.500 pessoas. Soltaram isso nos blogs, nos programas de rádio e nas ruas. A ausência de Neto teve gosto de recado. Pelo jeito vai apostar em um candidato próprio para reforçar o UB.

Acreditando em fadinhas

A decisão entre Capetâo Azêdo e Isaac Neris de Pitibiriba vai ser "por pesquisa, quem estiver na frente será o candidato”, disse Fernando Netto, presidente do PDT, no Conexão Morena, da Morena FM. "E se Azevedo não cumprir o acordo?" perguntou Oziel Aragão. "Ele entrou sabendo do acordo," disse Netto.

Nem Durepox junta os dois

Pelo jeito Netto não conhece Azêdo. Acha que ele vai aceitar numa boa ser vice caso Isaac esteja na frente. Chegou a dizer que Augusto "mexeu errado no tabuleiro" ao pegar o Republicanos e obrigar Isaac a mudar para o PDT. "Agora Isaac e Azevedo vão estar juntos". Quem segue a política local pode deixar sua risada aqui...

Fabrício pula-pula

Pancadaria vai ter que explicar para seus eleitores, que são de várias cidades, por que vai largar o mandato de 4 anos dado por eles para representar a região na Assembleia. O sul da Bahia, caso ele vença, vai ficar sem nenhum representante por lá. E Pancadaria já tinha largado o mandato de vereador pela metade.

Elegendo o vice-prefeito

Além disso, quem garante que Pancadaria, se for eleito prefeito, não vai largar a prefeitura na metade do mandato para voltar a ser deputado? A cidade pode ficar na mão de um vice-prefeito que ninguém elegeu por causa desse capricho de ficar pulando de cargo em cargo. Itabuna precisa de um prefeito por 4 anos.

Oito anos politicando

Uma frase que Pancadaria soltou no evento foi a de que "não é político". Cuma? Ele foi candidato a vereador em 2016 e perdeu. Depois se elegeu em 2020 e largou o mandato pela metade para ser candidato a deputado. Eleito, agora quer largar o mandato pela metade. Isso é bem coisa de político, e dos antigos.

Eleição toda picotada

O cacique do União Brasil, ACM Neto, decidiu apoiar candidatos do próprio partido, o que pode significar candidatura de Valdemorte Jr separada de Jabes Ribeiro. Isso dividiria os votos da centro-direita em Ilhéus. Mas do outro lado é bem pior: dividem o pirão Bebeto Vambora, Ai Dela Pinheiro, Mais Crise, Mangustão, Bento 69 e Jeba Mole.

Muito esforço foi feito para produzir estas malhas. Se gostou, faça uma doação para que a gente possa continuar publicando. Qualquer valor é bem vindo.

     


morena fm